Nome do grupo:


Originalmente, o nome do grupo era “LYLAS” (acrônimo para Love You Like a Sister), mas já existia outra banda chamada “The Lylas” (que pertencia as quatro irmãs de Bruno Mars), que alegaram que o programa roubou o nome delas. Assim, LYLAS mudou seu nome para 1432 (que significa I Love You Too), sendo o nome anunciado no primeiro show ao vivo das garotas em 31 de outubro de 2012, no qual elas apresentaram a música “We Are Never Ever Getting Back Together” de Taylor Swift. Os jurados Simon Cowell e L.A. Reid criticaram o novo nome e Cowell sugeriu que mudassem o nome novamente. Durante os primeiros resultados do programa em 1 de novembro, 1432 cantou “Skyscraper” de Demi Lovato no sing-off, disputando a permanência no programa com o grupo Sisters C. Assim, Cowell decidiu seguir com elas para o Top 12, mas anunciou que abriria uma votação online para escolher um novo nome para o girl group. O nome escolhido pelo público foi “Fifth Harmony”.

Formação e The X Factor (2012):


Na fase semi-final do programa, elas cantaram “Anything Could Happen” de Ellie Goulding e “Impossible” de Shontelle. A performance de “Anything Could Happen” foi “digna de uma final” de acordo com L.A. Reid e descrita como “mágica” por Britney Spears, enquanto “Impossible” teve mais críticas negativas do que positivas pelos jurados, pois elas já haviam a apresentado antes. Camila, Lauren e Ally cantaram parte da segunda canção em espanhol fluente. No resultado da votação pelo público, foi revelado que Fifth Harmony estava na final, junto com Tate Stevens e Carly Rose Sonenclar. Na final, elas cantaram novamente “Anything Could Happen” de Ellie Goulding, “Give Your Heart a Break” de Demi Lovato e “Let It Be” dos The Beatles. Elas terminaram em terceiro lugar na competição.

Better Together, concertos e covers (2013):


Cerca de um mês depois de terminar a segunda temporada de X Factor, em 14 de janeiro de 2013, Fifth Harmony foi eleita a “Próxima Superestrela Pop de 2013” pela revista Popdust. Elas passaram a fazer covers e receberam elogios dos artistas originais, entre eles Ed Sheeran, Ariana Grande e Mikky Ekko. O grupo também participou do EP de Boyce Avenue, intitulado Cover Collaborations, Volume 2, cantando covers de “Mirrors” de Justin Timberlake e “When I Was Your Man” de Bruno Mars.

Em 9 de setembro, foi anunciado o título do EP de estreia da banda, Better Together, que foi lançado em 22 de outubro. O EP alcançou a sexta posição no Billboard e a segunda posição na parada de álbuns do iTunes. O primeiro single do EP foi “Miss Movin’ On”, que alcançou a 85ª posição na Billboard Hot 100 durante a sua primeira semana de lançamento e tornou o grupo o primeiro participante do X Factor americano a aparecer na parada. Em 18 de julho, elas cantaram o single pela primeira vez no programa Today Show em NY. Três dias após o videoclipe do single ser compartilhado na conta oficial da banda no Vevo, ele já tinha mais de um milhão de visualizações. “Miss Movin’ On” recebeu o certificado de ouro pela RIAA em junho de 2014.

O single promocional “Me & My Girls” foi lançado exclusivamente na Radio Disney em 13 de julho. Fifth Harmony também cantou a música no Today Show em 18 de julho. Em 15 de julho, a Radio Disney anunciou que Fifth Harmony seriam os primeiros artistas presentes numa versão reformada de The Next Big Thing, um programa que conta a trajetória dos cantores até se tornarem conhecidos.

Entre julho e agosto, Fifth Harmony se apresentou nos shoppings dos Estados Unidos, em uma turnê intitulada Harmonize America. Elas também se apresentaram no Teatro iHeartRadio e Madison Square Park. O grupo também abriu o concerto de Cher Lloyd na turnê I Wish Tour, que começou em 6 de setembro. Em 11 de setembro, elas anunciaram que fariam sua primeira turnê nos palcos, intitulada Fifth Harmony 2013, e que se apresentariam no Canadá e Estados Unidos. A banda de abertura dos concertos foi a AJR.

Fifth Harmony compareceu no Teen Choice Awards ao lado de Demi Lovato, para dar o Prêmio de Inspiração da Acuvue para Nick Jonas. Em 10 de outubro, foi anunciado que a banda se apresentaria no tapete vermelho no American Music Awards em 24 de novembro. Elas cantaram uma versão acústica do single “Better Together”.

Em 11 de novembro, foi lançado dois EPs, Juntos e Juntos Acoustic, com versão em espanhol das canções. Eles estrearam na segunda e décima segunda posição na parada Billboard Top Latin Albums respectivamente. A versão em inglês do EP, Better Together, com a versão acústica e remix das canções, foi lançada em 19 de novembro e 25 de novembro respectivamente.

Reflection e turnê


Em 23 de janeiro de 2014, Fifth Harmony participou do concerto Artists To Watch da MTV, que conta com artistas populares e que ocorre anualmente. A turnê também contou com a performance de Tori Kelly, Rixton, Echosmith e Jake Miller.

Demi Lovato revelou no On Air with Ryan Seacrest, em 20 de setembro de 2013, que o grupo abriria os seus shows na Neon Lights Tour em 2014, em 27 palcos na América do Norte.

No começo de 2014, o grupo continuou o processo de gravação do álbum de estúdio de estreia, que começou em 2013. Elas revelaram em uma entrevista para a Billboard que, após a turnê Neon Lights Tour, iriam retornar ao estúdio para finalizarem o álbum. As artistas revelaram que as músicas são mais maduras e mais rítmicas, descontraídas e não tão pops. No final de março, Fifth Harmony revelou que fariam uma turnê, intitulada Fifth Times a Charm Tour, e que se apresentariam em Puerto Rico e nos Estados Unidos.

Em 26 de abril, Fifth Harmony performou “Miss Movin’ On” na Radio Disney Music Awards no Nokia Theatre em Los Angeles. Naquela noite, foi anunciado que elas ganharam os prêmios nas ambas categorias que foram nomeadas, Artista Popular e Melhor Música para Dançar com sua BFF, com “Me & My Girls”.

Em 30 de maio, foi anunciado o single do primeiro álbum do grupo, “Boss”, depois de Fifth Harmony se apresentar no Kiss 108 FM Concert em Boston. O videoclipe da música foi lançado em 8 de julho, sendo dirigido e coreografado por Fatima Robinson. Em 12 de agosto, o grupo revelou a capa do álbum de estreia, Reflection, que será lançado em janeiro de 2015. Em 28 de outubro, lançaram o segundo single do álbum, “Sledgehammer”, que também foi certificado como platina. Em seguida, o terceiro single, “Worth It”, foi lançado em 3 de março de 2015 e em menos de um ano já tinha conquistado certificado de 3x Platina nos Estados Unidos, a canção virou hit no verão americano.

7/27 e saída de Camila Cabello


Em 25 de fevereiro, foi anunciado que o grupo vai lançar o seu segundo álbum de estúdio intitulado de 7/27 que será lançado em 20 de maio de 2016, o nome do álbum é uma referência ao dia em que a girl group foi formada no programa musical The X Factor USA. O carro-chefe do álbum, “Work from Home” foi lançado dia 26 de fevereiro, junto com o anunciamento do álbum, a canção foi um estouro em seu primeiro dia, pegando 6 milhões de visualizações em seu primeiro dia, ficando na frente de artistas como Rihanna e Adele. O single atingiu o quinto lugar no Billboard Hot 100 e tornou-se o seu maior desempenho individual nos Estados Unidos, enquanto alcançava o top 10 em vinte e dois outros países. 7/27 foi lançado em 27 de maio de 2016, estreando no número 4 na Billboard 200 com 74.000 unidades de álbuns equivalentes (49.000 em vendas de álbuns puros), tornando-se o maior álbum nos gráficos do grupo até à data. O álbum também marcou a primeira estréia do grupo no Japão e na Coréia do Sul, além de gerenciar os 10 melhores picos em quinze outros países. Em novembro de 2016, o álbum vendeu 1,6 milhão de unidades equivalentes, que inclui vendas, streaming e consumo de faixas de álbuns. O grupo embarcou na The 7/27 Tour em 22 de junho de 2016 em Lima, Peru, visitando a América do Sul, América do Norte e Europa. Elas ganharam dois MTV Video Music Awards com “Work from Home” e “All in My Head (Flex)”. Fifth Harmony foi nomeada pela Billboard as “estrelas mais quentes jovens” em 2016.

Atualmente, “Work from Home” já é a canção de maior sucesso da banda, alcançando a sexta posição na tabela musical oficial dos Estados Unidos e a primeira posição em tabelas músicas em Austrália, Israel, Reino Unido, Nova Zelândia. O clipe da música “Work From home” foi o primeiro clipe de uma girlband a bater mais de um 1 bilhão de visualizações no YouTube, e também foi o clipe mais visto do ano de 2016.

Em 19 de dezembro de 2016, através de uma postagem na página oficial do grupo no Facebook, foi anunciado que a integrante Camila Cabello não seguiria no projeto, por decisão própria, as remanecentes anunciaram que seguiram como um quarteto.

FifthHarmonyBrasil.Com

• Hospedado pela equipe Flaunt Network

Fifth Harmony Brasil 2013-2017 - Alguns Direitos Reservados •